terça-feira, 1 de abril de 2008

Personagens Bíblicos- Quem era Herodes?

Existem 4 pessoas diferentes que usam o titulo Herodiano. Ao morrer, em 4 a.C., Herodes, o Grande, deixou disposto em Testamento o que ele pretendia que fosse o destino do reino que conquistara e governara com mão de ferro. Segundo sua vontade, o reino seria dividido entre três dos filhos que lhe haviam restado.

Herodes, o Grande: Herodes, o Grande (ou em hebraico Hordos הוֹרְדוֹס), nascido em cerca de 73 a.C. e falecido em 4 a.C. , foi rei da Judéia entre 37 a.C. e 4 a.C. .

Ele foi o primeiro rei-vassalo de Israel depois do domínio romano. Executou muitos membros da própria família e alguns colaboradores pela possibilidade de seu trono ser usurpado. Quando soube do nascimento de Jesus, ele ficou inquieto e promoveu o infanticídio que corrobora com o seu padrão de comportamento.

Mateus 1 v.1- 8
Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:

2 - Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.

3 - O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém;
4 - e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo.

5 - Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta:

6 - E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.

7 - Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera;

8 - e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-me, para que também eu vá e o adore.


Herodes manda matar os meninos até 2 anos.

Mateus 2 v. 16 - Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos.


A Bíblia nos conta que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para matá-lo.” (Mateus 2 v. 15). José obedece e só volta até a morte de Herodes. (Mateus 2 v.15).


2 – ANTIPAS

Os domínios de Herodes foram divididos entre os seus 3 filhos: Arquelau, Filipe e Antipas.
Antipas apareceu quando Jesus exerceu o seu ministério.
Herodes Antipas (c.
20 a.C.-39), tetrarca da Galiléia e da Peréia, ( de 4 a.C. a 39), foi educado em Roma.


Foi ele que mandou decapitar João Batista (Mt 14 v. 3-12/ Mc 6 v.14-16). Como Lucas é o único dos evangelistas que situa suas narrativas dentro da história, ele dá uma certa importancia a familia herodiana. Lucas relata que a esposa de um dos oficiais de Antipas, serviu a Jesus.

– Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens.


Jesus foi levado a sua presença quando Pilatos tentou sair julgamento de Jesus a morte.


Lucas 23 v. 6 - Então Pilatos, ouvindo isso, perguntou se o homem era Galileu;
7 - e, quando soube que era da jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que também naqueles dias estava em Jerusalém.


3 – AGRIPA I
Filho de outro irmão de Antipas, chamado Aristóbulo, neto de Herodes, o Grande. Governou a Galiléia até 44 d.C. Executou Tiago e determinou a prisão de Pedro.


4 – AGRIPA II


Filho de Agripa I foi o governante que ouviu a defesa de Paulo quando ele estava preso em Cesareia, entre 57 a 59 d.C.

Ele presenciou, ao lado dos romanos, a tomada de Jerusalém por Tito no ano 70. Seu nome é mencionado na Bíblia, no livro de Atos. .


Talvez, muitas pessoas não entendem o porquê a palavra Herodes aparece em tempos diferentes na Bíblia,a resposta está dada.


ARQUEOLOGIA

As moedas que Herodes o Grande cunhou[7] não trazem símbolos tão agressivos para a religião judaica como acontecerá com as dos seus descendentes.


Além do tripé, de origem grega e com alguma eventual ligação às suas vitórias e consequente domínio sobre o país, e do elmo, vai usar o escudo; mas haverá outros símbolos mais poéticos, como a romã, o diadema, a cornucópia, a âncora, etc.


No dia de 8 de Maio de 2007 o arqueólogo israelense Ehud Netzer, da Universidade Hebraica de Jerusalém, afirmou ter achado o que seria o túmulo do rei Herodes, no local conhecido como Herodium, uma colina no deserto da Judéia, onde o rei construiu seu palácio, próximo a Jerusalém. Netzer trabalhava no sítio arqueológico do local desde 1970.
Tumba de Herodes

A Tumba de Herodes foi encontrada no mês de
maio de 2007 pela Universidade Hebraica de Jerusalém, em uma zona arqueológica conhecida como Herodium a poucos quilómetros de Jerusalém. Trata-se de um sarcófago do rei que governou a Judéia de 37 AEC até sua morte, em 4 AEC.


Uma antiga escadaria usada num cortejo fúnebre real, levou um arqueólogo israelita a desvendar um mistério com 2.000 anos: a localização da tumba de Herodes, o Grande, considerado pelos romanos como Rei dos Judeus.


A localização da Tumba de Herodes é documentada pelo historiador Judeu Flávio Josefo que disse sobre sua morte: “uma coceira intolerável em toda a pele, contínuas dores nos intestinos, tumores nos pés, como na hidropisia, inflamação do abdomem e gangrena nos órgãos genitais, resultando em vermes, além de asma, com grande dificuldade de respiração, e convulsões em todos os membros”. — The Jewish War, I, 656 (xxxiii, 5).
Ehud Netzer, da Universidade Hebraica, afirmou que ao encontrar a tumba, a peça estava danificada, provavelmente por judeus que se revoltaram contra
Roma entre os anos 66 e 72 d.C..


Em conferência de imprensa, um dia depois do anúncio da descoberta, Netzer disse que os restos do monarca devem ter desaparecido quando os rebeldes invadiram a tumba em Herodium, onde se encontrava o palácio - fortaleza de Herodes, perto de Jerusalém. Ehud Netzer procurava o túmulo de Herodes desde 1972.


O local, na actual Cisjordânia , foi encontrado graças a uma antiga escadaria que conduzia ao topo da colina. Os especialistas supunham que o rei teria sido enterrado nalgum canto escondido do palácio, mas não havia provas para comprovar a teoria. Esta poderá ser uma das grandes descobertas da história da arqueologia.

Bibliografia
1.
"Israeli Archaeologist Finds Tomb of King Herod", FOX News, 7 de Maio 2007
2.
The New York Times, 9 de Maio , 2007, [1]
3.
Flavius Josephus. The Wars of the Jews or History of the Destruction of Jerusalem. Book V. Chapter 33.1
4.
"Herod's tomb reportedly found inside his desert palace" The Boston Globe, 8 de Maio, 2007
5.
"King Herod's tomb unearthed, Israeli university claims", CNN, 7 de Maio 2007
6.
Herod's Tomb Discovered IsraCast, 8 de Maio, 2007.
7. Quem é quem na Bíblia Sagrada, Paul Gardner, Vida Acadêmica.

Nenhum comentário: