sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bibliologia para novos convertidos - Parte III - INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA...

 INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA...


Por um tempo a igreja cristã utilizou as escrituras sem definir a sua crença na inspiração dos seus livros. Depois de ter uma compreensão de que Deus é o autor do antigo e novo testamento, começa a defesa da inspiração divina.
Cremos que DEUS é o autor dos livros e inspirou o escritor de cada livro para escrever o que Ele queria.
Deus usou homens para escrever a Bíblia, mas não de forma inconsciente, mas

De forma consciente – Estes homens não entraram em transe para escrever o que Deus queria. O seu coração foi tocado por Deus e a inspiração acontece desta forma.

Podemos dizer que estes homens foram profetas que escreveram e falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Escritor inspirado - 2Pe 1.19-21 : "E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."

A Bíblia é um livro que serve para diversas coisas: Ensinar, corrigir, instruir em justiça para que o homem possa ser perfeito em toda boa obra.

Deus teve o cuidado de deixar registrada a inspiração bíblica:

Livro inspirado - 2Tm 3.15 : "E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. "

Deus é o autor das Escrituras Sagradas, os homens foram instrumentos usados por Ele. Isso não demonstra uma mecanização ou perda o sentido quando escrevia o livro bíblico como alguns imaginam. O Homem tem um relacionamento com Deus e conhece a sua vontade através do Espírito Santo.

Deixar um livro para que o homem o conheça é de suma importância no sentido histórico. Ninguém pode dizer que não existe nenhum tipo de livro que registra os acontecimentos, algumas religiões como a bruxaria não tem uma regra de fé. Isso faz com que qualquer pessoa comece a praticar a bruxaria como quer sem ser questionado por uma regra ou pratica da qual se reconhece o verdadeiro bruxo.

Deus é fantástico! Se você quiser conhecer um verdadeiro cristão, basta você ler a bíblia e ver se seu testemunho, seu modo de viver e suas crenças estão biblicamente certos.

Para os cristãos, Deus quer a existência das Escrituras, como um dos elementos constitutivos da Igreja e também como prática de vida.

Como eu poderia identificar um cristão verdadeiro ou falso se não houvesse meios para isso?

Hoje, muitos dizem que são cristãos, mas através da bíblia eu começo a identificar erros e práticas que não são compatíveis de um cristão.

Até a próxima sexta pessoal...


Nenhum comentário: