quarta-feira, 26 de julho de 2017

Apologética Cristã é importante para nossa vida cristã?

Posso dizer que sim.

A apologética cristã é a defesa da fé cristã e por consequência a resposta para aqueles que nos pedem a razão da nossa fé.

Pedro nos alerta que devemos estar preparados para responder sobre a nossa fé.
Isso é apologética cristã!

I PEDRO 3V. 15 - antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;  

Muitos estão esperando que você de razão para aquilo que crê.  Tem muitas pessoas que precisam razões para crer em Jesus, em Deus, no Espírito Santo e na Palavra de Deus.

Como você pode dizer que apologética não é importante?

O grande problema é que para responder é necessário conhecer e nem todos estão prontos para pagar o preço do conhecimento.

Tem muitas perguntas que ficam sem respostas quando não se tem conhecimento:

- Porque precisamos ser salvos?
- Qual a necessidade da Bíblia em nossa vida?
- A bíblia é a palavra de Deus ou contém a palavra de Deus?
- Precisamos de um intercessor que nos leve a presença de Deus?  
- Quem é este intercessor?
- Temos argumentações lógicas para crer na existência de Deus?

O preço do conhecimento é tempo de dedicação aos estudos bíblicos.

Posso dizer que a nossa fé e o temor a Deus aumenta quando buscamos conhecimento.

Provérbios Cap. 2 v. 1-5: Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.

O Apóstolo Paulo era um grande apologista cristão. Ele sempre procurou um lugar para fazer apologética cristã onde andava.

O apóstolo Paulo praticou apologética cristã por 3 semanas em Tessalônica.   

Atos 17 v. 1- 4: Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga dos judeus.  
2 Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras,   expondo e demonstrando que era necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos; este Jesus que eu vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.  
4 E alguns deles ficaram persuadidos e aderiram a Paulo e Silas, bem como grande multidão de gregos devotos e não poucas mulheres de posição.  

O Apóstolo Paulo em sua trajetória enfrentou os costumes da lei e filosofias gregas através da exposição do evangelho de Cristo.

Isso é Apologética Cristã!

Paulo enfrentou os epicureus que eram ateístas e materialistas, os estoicos que eram panteístas, falou da  palavra do Senhor diante dos  agnósticos e isso tudo foi com a prática da apologética cristã.

Como podemos combater os ensinos contrários à palavra do Senhor sem a apologética cristã?

A apologética cristã nos oferece a possibilidade de estarmos protegidos contra o falso ensino.

Desta forma estaremos protegidos de movimentos contraditórios e de heresias que são ensinadas no nosso próprio arraial evangélico.  

Um ponto importante a se dizer é que a palavra de Deus precisa ser a justa balança em toda apologética cristã.

A minha opinião nunca será maior ou igual à palavra do Senhor.

A minha tradição não é igual ou maior que a palavra de Deus!

Ela gera no homem o conhecimento espiritual para que a sua apologética seja importante para a vida de quem pede resposta sobre a fé.

Pense nisso

Pr. Alexandre Farias é casado com Kelly e pai do Henrique ,  Lucas e Felipe , pastor da Comunidade tempo de Viver , Teólogo e Apologista cristão no Brasil. Foi consultor teológico da revista Defesa da Fé – ICP , participou de diversos programas de Tv e rádio em defesa da fé cristã .

Nenhum comentário: