segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Resposta ao Anônimo – Referente ao movimento repleplé

Como de costume, respondo os e-mails anônimos que chegam a mim em meu blog. Respondo da seguinte forma: As palavras do anônimo em vermelho e as minhas palavras abaixo.

Palavras do anônimo: Não quero que isso vire um debate, então não vou me estender nisso.

Graça e paz, anônimo. Não tenho nenhum problema com debates ou com opiniões contrárias as minhas. Acredito que as opiniões podem ser postadas, mas as respostas também. Então, da mesma forma que você tem o direito de postar, eu também tenho o direito de responder. Seria interessante termos um debate sobre este assunto. Fique a vontade.

Suas palavras: Bem, é bom saber que sr. é pentecostal, mas, queria te sugestionar revisar esse texto, pois o que parece é que o sr. comparou o fanatismo de Dawkins (pois ele é um fanático) com o suposto fanatismo dos pentecostais e replepleros (neologismo é fogo não?).

Sou pentecostal, não neopentecostal. Por isso eu não creio que devo revisar o texto (segue link) devido ao fanatismo sem base bíblica para tantas coisas que o neopentecostalismo tem levado ao povo evangélico.

http://pastoralexandrefarias.blogspot.com/search/label/Ateismo

Comparei o fanatismo de DARWKINS com o fanatismo do relepleros (como você mesmo diz – chamo de repleplé), como eu vejo e posso colocar aqui alguns vídeos onde o repleplé tem seu fanatismo da mesma forma que Darwkins. Dizer que alguns tipos de ações no culto são de Deus é puramente irracional.

A minha frase que mexeu contigo foi esta: “Enquanto existem jovens que tem vergonha de dizer que é cristão, que acredita em Jesus como seu salvador e não carrega a bíblia porque acham que é pagar MICO, jovens ateus estão dispostos a pregar a sua fé na inexistência de Deus.Muitos deles parecem do “repleplé”, de tanta fé no ateísmo. É preciso ter fé para ser ateu!”

Então,o que você acha destes cultos - Uma benção!




Quando falaei sobre cultos que parecem mais terreiros de macumba, eu falaei sobre isso:






O problema não é o neologismo que é emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes, na mesma língua ou não, mas eu creio que o problema seja o neo-pentecostalismo , que tem atribuído novos sentidos ao pentecostalismo já existente.

Neopentecostalismo é fogo, mas que tipo de fogo?

Eu podera colocar diversos vídeos aqui, mas se for necessário eu colocarei em otra oportuidade.

Suas Palavras anônimo: Não sei porque se dá essa comparação entre os movimentos em algumas igrejas pentecostais e os movimentos nos terreiros, mas, dizer que TODAS essas manifestações são análogas é um exagero e pode incorrer em Falsa Causa.

A comparação não é este que você diz, não comparei o movimento pentecostal, mas o neopentecostal. Agora, rodar como um pai de santo, aviãozinho, grudar na parede como lagartixa, urrar, sair correndo ou ter a unção do rolinho – não é sinônimo de unção ou vida abundante com Cristo.

Já vi pessoas gritando como leão, águia, fazendo xixi nos cantos da igreja para marcar território, rodopiar como nos terreiros de umbanda e candomblé como nos vídeos colocados aqui. Não é falsa acusação, o que eu digo está em qualquer igreja que atribui estas peripécias e malabarismo a Deus.

Conheço igreja que apaga a luz e sai profetizando, outra que a pastora se veste de bailarina e sai colocando as mãos nas pessoas profetizando, outra que unge toalhinha e sai “dando – vendendo” para conseguir ofertas, outra que o cara sai como um liquidificador de tanto chacoalhar. Pergunto: O que transforma o ser humano? Estas manifestações ou a palavra de Deus?

Em que estas manifestações são benéficas a vida espiritual?

Onde encontramos respaldo bíblico se a palavra de Deus diz que devemos prestar um culto racional a Deus e estas manifestações parecem mais irracionais?

O nosso culto deve ser racional e não conter manifestações irracionais da qual a explicação não passa apenas de dizer que é mistério.

Romanos, 12:1 "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."

Seria isto um culto racional?




Suas Palavras Anônimo: É como a comparação de JESUS com os mitos pagãos, não quer dizer que um influencie o outro, mas, embora sejam parecidos SUA CAUSA é diferente, pois, no primeiro, ALGUMAS vezes é o ESPÍRITO SANTO, na segunda é o espírito de engano, o que vai determinar isso são: o objeto de culto e os frutos do trabalho.

Comparar o neopentecostalismo com mitos é um bom exemplo, mas Jesus e os mitos é pura falta de conhecimento.

O mito é um produto inferior ou deformado da atividade intelectual, a ele, o máximo que podemos atribuir é uma verossimilhança da verdade e que pertence aos processos intelectuais.

Pode parecer que o repleplé seja o caminho mais curto do “nível espiritual” (se temos um nível espiritual). Mas é apenas uma atividade espiritual deformada do que é a verdade.

Não digo que não existe pessoas salvas nestas igrejas, existem pessoas que aceitaram Jesus nestes lugares, mas através do tempo eles serão instruídos pela palavra e certamente saíram deste tipo de movimento.

A quem diga que “os mistérios do repleplé” é só para aqueles que são espirituais, mas não encontro nenhum tipo de base bíblica para tal afirmação. Isso é desculpa de quem não tem base bíblica para fundamentar tais fatos.

Dizer que os frutos do trabalho dão veracidade e que eles dizem quem se manifesta, ou seja, é a mesma coisa de dizer que as boas obras são frutos que trazem a salvação.

No entanto, muitos de outras religiões parecem dar bons frutos, mas apenas são produtos dos sentidos – o seu fruto é verificado pelo sentido e não pela verdade.

Qualquer árvore dá fruto, seja ele bom ou ruim, mas que tipo de fruto - rodopiar, voar, ter a unção do liquidificador pode dar bom fruto? Quem liberta o homem não é nenhum tipo de manifestação estranha, mas a palavra de Deus. Esta dá o bom fruto.

Basta ter o exemplo na agricultura: Qual árvore dá bom fruto?

Aquela é que plantada em boa terra. Mas para ter uma árvore que dá bom fruto necessitamos de uma semente que de a árvore, o que é a semente na bíblia?
Manifestação no culto ou o momento da palavra?

A palavra do Reino é a semente.

Mateus 13v.19 - A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho.

Então, para ter uma árvore que dá bom fruto devemos ter uma semente boa, devemos ter a palavra e não manifestações doidas como citei. A palavra também é comparada a semente de mostarda (Mateus 13v.31).

Então, é a semente que vai promover uma árvore que dá bons frutos. E os mistérios de Deus são conhecidos pela simplicidade e pela palavra de Deus e não por repleplé.

Não é o repleplé que dá jeito no homem, mas a palavra.

A palavra de Deus é quem ensina, repreende, corrigi, instrui em justiça o homem para que ele seja perfeitamente preparado para toda boa obra (II Tm 3v.16-17).

Muitas vezes o pessoal pensa que estas manifestações neopentecostais são formulas de Deus para moldar o ser humano para chegar a um nível espiritual, mas as escrituras sagradas nos dão todo o conhecimento necessário para que conheçamos e entendemos o que o homem necessita para ser espiritual.

Agora, A diferença de Jesus e os mitos pagãos são muitos e Jesus nunca foi influenciado por nenhum mito pagão. No entanto, muitos mitos foram feitos anteriores a Jesus, outros tentaram copiá-lo, mas a sua historia e como foi formulado já o rechaçam.

Suas Palavras anônimo: Igrejas que tem o tal do repleplé, se não estou doido varrido, são as que MAIS GANHAM TRAFICANTES, PROSTITUAS, DROGADOS, MARGINALIZADOS, etc. Respeto sua opnião pastor, mas, da próxima vez, tome cuidado em não ferir algo que pode não ser conhecido pelo sr. PAZ de CRISTO!

Desculpe, mas esta informação não procede. O que ganha a prostituta, o traficante, o marginalizado ou o drogado não é o tipo de manifestação que existe na igreja, mas é a semente que é plantada no seu coração e o agir do espírito Santo.

Jesus mesmo disse: Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16 v. 7-8).

Volto a dizer, existem pessoas salvas em igrejas que promovem tais movimentos, mas digo que estes movimentos não acrescentam nada na vida espiritual destas pessoas.

Se o pastor dessa mais importância a palavra de Deus e ensinasse a igreja a prestar atenção mais na palavra do que promover estas manifestações que nem eles mesmos sabem o porquê fazem isto, a igreja iria crescer mais no conhecimento e graça do Senhor.

O que faz o homem crescer é a palavra de Deus, o que faz o homem se arrepender dos seus caminhos é o espírito santo e não o repleplé.

Meu caro anônimo, eu conheço o que falo, não falo sem ao menos ver e pesquisar, orar e ser esclarecido pela palavra do Senhor.

Eu não quero ferir ninguém, não quero formar inimigos, mas amigos e abrir os olhos de quem a cada dia está sendo cegado pela falta de conhecimento.

Voltamos a simplicidade do evangelho e nos dediquemos a aprender sua palavra.

Deus abençoe.

Aqui não é pribido pensar


5 comentários:

Gutemberg Maciel disse...

Caro Pastor Elias,
Graça e Paz!

Que o senhor continue abençoando grandemete, sua vida, familia e ministério.

Nos Laços do Calvário

Pr. Gutemberg Maciel

Aug.Tavares12 disse...

A Paz,

Pensei que a Igreja do senhor fosse mais santificada, como o senhor critica tanto os demais, pensava que era ótima sua Igreja, engano meu, fui atrás de referencias sobre sua Igreja:

Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana - São Paulo - Rua Marques de Lages 1811.

Através do Orkut descobri que alguns jovens bebe e dançam em balada secular, fumam e estão em um relacionamento aberto. Também informações da divisão que ocorreu nessa igreja nos últimos anos, igreja filiadas que não concordaram com a postura da igreja Sede, apartamento pago com o dinheiro da igreja além das remunerações de pastores (filho do pastor) não postarei tudo o que fiquei sabendo.

Com base nesse relato, seria mais compreensivo que o senhor mantivesse seu foco na sua igreja, visto que está precisando de mais atenção.

Grato

Alexandre Farias disse...

Aug.Tavares12 - Graça e paz

Sua resposta está postada no blog em resposta ao e-mails anônimos.

Anônimo disse...

COISAS ESPIRITUAIS SE DICERNEMESPIRITUALMENTE,CUIDADO QDO SE JULGA A AÇÃO DO ESPIRITO SANTO, PORQUE NÃO PODEMOS PECAR CONTRA ELE,E CADA UMVAI PRESTAR CONTAS A DEUS, NOSSO PAPEL COMO CRISTÃO É ORAR POR QUEM ACHAMOS QUE ESTÁ NO ERRO. DEUS O ABENÇOE

Pr. Alexandre Farias disse...

Sr. Anônimo. Veja sua Resposta no blog....