segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cânon judaico, Católico, Tamulde e Protestante

Cânon judaico


O Cânon Judaico possui 3 grupos e esta dividido da seguinte forma: a Torah que o que conhecemos com ‘a lei”, os livros dos profetas chamado Nebhim e os escritos que são os Kethubim.

Entre estes 3 grupos existem os livros que estão inseridos da seguinte forma. A seguir, a ordem de aceitação dos livros como canônicos:

• Torah. Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

• Nebhim. Josué, Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Os doze (os nossos profetas menores).

• Kethubim. Salmos, Provérbios, Jó (poesia), Cantares, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester (os cinco rolos), Daniel, Esdras, Neemias e Crônicas.

Obs: “Os cinco rolos”. São chamados assim porque cada um deles foi escrito individualmente para ser lido nas festividades judaicas: Cantares na Páscoa, Rute no Pentecostes, Eclesiastes na festa dos Tabernáculos, Ester no Purim e Lamentações no aniversário da destruição de Jerusalém.

CÂNON CATÓLICO

O cânon católico do Antigo Testamento é o mesmo da Septuaginta. Os livros estão divididos em quatro partes: Lei, História, Poesia e Profecia, mas com o acréscimo dos livros apócrifos.

Assim, o cânon católico hebraico soma, ao todo, 46 livros:

• Lei. Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

• Históricos. Josué, Juízes, Rute, 1 e 2Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas ou Paralipômenos, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1 e 2 Macabeus.

• Poéticos. Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Sabedoria e Eclesiástico.

• Proféticos. Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruque, Ezequiel, Daniel, Amós, Oséias, Joel, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Obs. Em algumas versões antigas, Samuel e Reis são apresentados como I, II, III e IV Reis e Esdras e Neemias, como I e II Esdras.

TALMUDE

Não é a Bíblia hebraica, mas, sim, o comentário que interpreta a Bíblia judaica. O Talmude é o conjunto da Mishná e da Guemará.

A Mishná é o comentário das Escrituras (Velho Testamento Hebraico).

A Guemará é o comentário da Mishna. Para os judeus, o Talmude é reconhecido como tendo a mesma autoridade da Bíblia hebraica. Mas para os cristãos ele não se reveste de nenhuma autoridade.

CÂNON PROTESTANTE

Sob o critério de linguagem e conteúdo, a Bíblia está dividida em duas partes principais: O Antigo Testamento e o Novo Testamento. O Antigo Testamento tem 39 livros, e o Novo Testamento, 27, totalizando 66 livros.

O cânon protestante do Antigo Testamento está distribuídos em 39 livros diferentes:

• Lei. Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

• Históricos. Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

• Poéticos. Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.

• Proféticos. Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Fonte: Retirado do estudo de Bibliologia do ICP

Até a próxima.....

Nenhum comentário: